Filarmônica Lyra do Commercio completa 120 anos em Canavieiras
A Sociedade Philarmonica Lyra do Commercio, de Canavieiras, comemorou, no sábado (5), 120 anos de fundação e 12 anos de reativação, com apresentações musicais. No mesmo evento também foi empossado o novo presidente da Lyra, o músico Tiago Souza Santos (sócio de estante), para um mandato de quatro anos.
Algumas homenagens também foram prestadas, como a feita pelo prefeito de Canavieiras, Almir Melo, ao maestro Donaldson Chachá (Dondonga), de 85 anos, que ainda rege a Filarmônica. Segundo Almir Melo, poucos músicos possuem a competência e o conhecimento musical do maestro, que até hoje mantêm os laços de compromisso com a entidade.
Outro homenageado foi o associado e secretário municipal da Administração, Antônio Tolentino, que recebeu um diploma pelos serviços prestados à Lyra do Commercio. No ato, foi ressaltado o trabalho desempenhado por Tolentino por ocasião do processo de reativação da entidade, empenho que continua sendo evidenciado até o momento.
Na opinião do secretário municipal da Cultura, Jorge Carvalho, Canavieiras é uma cidade rica em tradições culturais e que até hoje mantém em atividade duas filarmônicas. “E esse é uma demonstração desse bom exemplo, pois as duas filarmônicas estão aqui irmanadas, com a 2 de Janeiro comemorando os 120 anos de Lyra do Commercio”, acentuou Jorge Carvalho.
A Sociedade Philarmonica Lyra do Commercio foi fundada em 1º de janeiro de 1894 e funcionou normalmente até os anos 70, quando, por falta de recursos, paralisou suas atividades. Reativada em 2002, graças a um programa de revitalização de bandas centenárias, elaborado pela Secretaria Estadual da Cultura, a Lyra mantém uma escola de música, direcionada aos jovens, com o objetivo de formar novos músicos para seus quadros.
Mantendo uma antiga tradição, a Lyra do Commercio participa de intercâmbio com as coirmãs de outras cidades baianas. Recentemente, a filarmônica se apresentou em Mascote, Wenceslau Guimarães, Itagimirim, Ilhéus e Salvador. A Lyra do Commercio também participou recentemente, em Canavieiras, do Programa de Qualificação de Músicos, com o objetivo é atualizar, ampliar e aprimorar as vivências musicais de instrumentistas e regentes das filarmônicas atuantes no estado.